top of page
Nercio Machele

LABORATÓRIO DO CISM ACREDITADO PELA NORMA ISO 15189

Atualizado: 16 de jan.



Após um processo que durou 5 anos, o CISM foi concedido pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) no passado dia 01 de Outubro de 2020, "a acreditação para o âmbito constante do OIC002_versão 6 de Agosto de 2020 juntamente com a lista das bactérias e microbactérias identificadas pelo laboratório com experiência na sua detecção, correspondente a ISO 15189" de acordo com o certificado do IPAC.


Este processo, envolveu primeiro a submissão da candidatura ao organismo de acreditação, o qual respondeu com questionários de verificação de requisitos mínimos para o início das visitas de avaliação seguidas de acompanhamento que terminaram com a acreditação. Porém, de acordo com o Dr. Delfino Vubil, responsável do Laboratório do Centro, “esperamos pela primeira visita pós acreditação, no âmbito das auditorias de seguimento para a manutenção da acreditação, pois nesta fase teremos que mostrar através da sua manutenção, que realmente merecemos a acreditação”.

Reconhecimento internacional da qualidade de serviços do lab

O processo que contou com o financiamento da EDTCP (European & Developing Countries Clinical Trial Partnership) e com o envolvimento da direcção do Centro e dos demais colegas, teve o seu início à finais de 2014, e implicou a preparação do laboratório aquando da submissão da candidatura e também da resolução de problemas identificados nos estágios de avaliação. Com esta acreditação, tal como acrescenta o responsável do laboratório, “o nosso laboratório passa a ser reconhecido internacionalmente em termos de competência e qualidade de serviços fornecidos, o que requere uma responsabilidade acrescida e trabalho contínuo pois devemos garantir a manutenção da acreditação”.



Ainda segundo o responsável do Laboratório, “a grande diferença entre a ISO 9001 e a ISO 9001, é que enquanto a ISO 9001 versa apenas sobre o sistema de gestão da qualidade para qualquer organização, a ISO 15189 olha para o sistema de gestão de qualidade com ênfase para os requisitos de qualidade para laboratórios clínicos, permitindo que, o Laboratório passe a funcionar de acordo com a normativa aplicada aos laboratórios clínicos que é o nosso campo de actuação”.


Salientar que, a ISO 15189 é uma normativa que especifica os requisitos de qualidade e competência dos laboratórios clínicos, e a sua obtenção constitui um reconhecimento formal da competência do nosso laboratório para a realização de técnicas específicas, o que poderá aumentar a confiança e credibilidade do laboratório para com os financiadores e outros parceiros de cooperação.


No seu entender, o gestor de Qualidade do Laboratório – Ergel Salvador, “o processo envolveu o esforço de todos, primeiro porque tivemos desafios durante o processo, mormente ao encerramento de algumas não conformidades que durante o processo foram levantadas, pudemos demonstrar que temos a capacidade para identificar e resolver as não conformidades, pois, ter a acreditação não significa não ter não conformidades, mas sim, que temos a capacidade de resolver”. Com a satisfação de ter cumprido com uma missão, o responsável do Laboratório afirma que “continuará a trabalhar na consolidação do sistema de gestão de qualidade do Laboratório.”

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page