top of page
Foto do escritorWanderleia Iris Noa

DIA ABERTO DE PESQUISA EM SAÚDE DESTACA A PROMOÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Atualizado: 14 de jun.



O Distrito de Marracuene, na província de Maputo acolheu, no dia 03 do corrente mês, a primeira edição do Dia aberto de Pesquisa em Saúde, evento que visava promover e apoiar a investigação em Saúde na Província de Maputo com vista influenciar a tomada de decisão em saúde, baseada em evidência científica.


Com o lema “Fortalecendo os Cuidados de Saúde Primários Através da Investigação Científica”, o encontro presidido pelo Director Provincial de Saúde, Daniel Arlindo Chemane, e pela Directora do Gabinete do Governador, Kátia Adolfo Comé, convidou os pesquisadores a reflectirem sobre disseminação de resultados de pesquisa e a fazer advocacia para o desenvolvimento multissectorial de projectos de pesquisa em saúde.


Em seu discurso de abertura, em representação ao Governador da Província de Maputo e do Conselho Executivo Provincial, Kátia Adolfo Comé, disse que o lema do evento abre espaço para que se usem os dados da Província para avaliação do desempenho do sector em relação às fragilidades e pontos fortes.


Segundo a Directora do Gabinete do Governador, o lema chama a atenção para considerar o envolvimento comunitário na investigação de factores sócio-culturais que afectam o desempenho dos cuidados de saúde prestados na comunidade, e, através da pesquisa, trazer dados para apoiar a tomada de decisão, desafiando os sectores para agirem com autoridade e mais determinação em acções coordenadas entre o Instituto Nacional de Saúde (INS), o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), o Fundo Nacional de Investigação (FNI), a Direcção Provincial de Saúde (DPS), os Serviços Provinciais de Saúde (SPS) e o Ministério da Saúde (MISAU).


O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) esteve em destaque no leque das apresentações feitas durante o evento. Para os temas relacionados às doenças respiratórias (COVID e TB), Khátia Munguambe apresentou "Percepções, cumprimento e praticabilidade das medidas de contenção da COVID-19 nos distritos da Manhiça". O estudo tinha como objectivo avaliar as percepções e a implementação das medidas recomendadas pelo Governo de Moçambique face à COVID-19 no distrito de Manhiça, onde constatou-se que existe conhecimento básico sobre a COVID-19 (“coronavírus”), e que o uso da máscara, distanciamento físico e confinamento são as medidas mais reconhecidas.


A pesquisa mostrou também que há falta de clareza sobre quarentena, distanciamento, aglomeração por parte dos participantes. A lavagem das mãos foi pouco mencionada e pouco cumprida, apenas participantes valorizam a lavagem das mãos após possível exposição, mas não para evitar contaminar superfícies e outras pessoas. O estudo constatou ainda que a mídia é uma das principais fontes de informação.



Em relação ao HIV foi apresentado o estudo "Doença avançada de HIV em Mulheres Grávidas no Distrito da Manhiça" por Tacilita Nhampossa, onde concluíu que, apesar de mais de duas décadas de implementação do TARV, uma proporção considerável de mulheres grávidas iniciam o seguimento pré-natal com doença avançada de HIV e que há necessidade de intervenções dirigidas às mulheres em idade fértil para um diagnóstico precoce do HIV, uma ligação imediata aos cuidados de HIV e uma constante monitoria após o início do TARV.


Outra pesquisa da área de HIV/SIDA foi "Percepções e Aceitabilidades da Administração da Dihidroartemisina-Piperaquina em Mulheres Grávidas Seropositivas na Manhiça" apresentado por Marisa Chivangue. Este estudo teve como objectivo geral identificar factores que facilitam e constituem barreira à toma do DHA-PPQ entre mulheres HIV positivas e negativas e descrever factores que influenciam a aceitabilidade da administração do DHA-PPQ em mulheres grávidas HIV positivo e negativo. O estudo, ainda em curso, determinou que existem algumas barreiras por ultrapassar na medida em que grande parte das mulheres não assume o seu estado como seropositivas, daí que se recusam a falar deste mesmo fármaco para evitar se expor.


"Causas de mortalidade em crianças menores de 5 anos no distrito da Manhiça" foi outro dos estudos apresentados no evento. António Sitoe revelou que as causas de mortalidade em crianças menores de 5 anos no distrito de Manhiça, normalmente estão relacionadas com asfixia, complicação de cordão umbilical, infecções na gestação resultando nado morto, recomendando o melhoramento dos cuidados pré-natais, assistência de partos e o melhoramento das condições sanitárias.

Valdemiro Escola, pesquisador

Na sessão do saneamento do meio, Valdemiro Escola trouxe o estudo "Avaliação das características das fontes de água para consumo humano no distrito da Manhiça", pesquisa com o objectivo principal de descrever as características (funcionamento, contaminação e acesso) das fontes de água para o consumo no distrito de Manhiça e determinar o grau de contaminação fecal por coliformes nas fontes de água do distrito. Tendo sido concluído que a maior parte das fontes de água do distrito não é potável e os postos de Ilha Josina, Maluana e Xinavane são os que apresentam maiores problemas e que os poços não protegidos representam a tipologia de fontes mais abundantes no distrito e são os que representam maior perigo para o consumo humano devido às maiores porcentagens de contaminação.

O Dia aberto terminou com a realização de uma Mesa Redonda com o tema "Diálogo sobre a pesquisa na Província de Maputo: Desafios e Oportunidades" na qual o Director Geral do CISM, Dr. Francisco Saúte, partilhou a experiência do CISM na área de pesquisa social, enfatizando o papel do envolvimento comunitário na pesquisa.


Como recomendações gerais da primeira edição do dia aberto de pesquisa em saúde destacam-se: alavancar a pesquisa ao nível da Província de Maputo; definir uma agenda articulada a vários níveis e identificar parceiros; garantir que todos temas discutidos sejam apresentados ao núcleo de pesquisa para melhor tomada de decisão; envolver outros sectores para trabalharem em colaboração com a saúde; investir na formação técnica na área de pesquisa para melhor qualidade dos trabalhos feitos; e prática de análise de dados e pesquisas de implementação usando dados produzidos no dia a dia.


129 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page