top of page
Foto do escritorWanderleia Iris Noa

CISM PROMOVE PARCERIAS ESTRATÉGICAS NA LUTA CONTRA HIV/SIDA EM QUELIMANE

Atualizado: 24 de set.

Com vista a engajar as organizações e associações que trabalham em programas de HIV/SIDA em Quelimane, na província da Zambézia, o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) promoveu, na última quinta-feira (12) que visava fortalecer parcerias, compartilhar dados relevantes e discutir estratégias de intervenção no âmbito da luta contra o HIV, com foco em crianças menores de 5 anos e adultos dos 18 aos 64 anos no distrito, no âmbito do estudo da Vigilância de Saúde para a Prevenção de Mortalidade em Crianças (CHAMPS).


No evento, o CISM apresentou dados do CHAMPS sobre a situação do HIV em crianças menores de 5 anos no Distrito de Quelimane, dados de mortalidade em crianças menores de 5 anos, infecção materna por HIV, e o estudo de causas de mortes em adultos (MITADH), que vai começar nas próximas semanas.  Além do CISM, algumas organizações implementadoras de programas de combate ao HIV no distrito de Quelimane apresentaram as suas actividades, concrectamente, a FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade), FGH (Amigos na Saúde Global) e SANTO EGIDIO/DREAM (Comunidade de Santo Egídio - Programa DREAM).


O Director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, o Dr. Tomé Charles, que procedeu a cerimonia de abertura do encontro, considera a iniciativa do CISM interessante e adverte para a necessidade de se fazer alguns ajustes a iniciativas já existentes. “Será necessário influenciar os actores políticos e gestores sanitários para abraçar a iniciativa. Para o efeito, deve-se apresentar a iniciativa `as estruturas sanitárias por forma a adequar ao modelo já existente. Sabemos que tem havido reuniões temáticos sobre HIV e outras doenças promovidas pelas autoridades sanitárias, cujos participantes são os mesmos. Portanto, esta iniciativa deve se concentrar na construção de planos sectoriais e temáticos envolvendo todos os actores”, disse o Director, acrescentando que encontros como estes devem produzir resultados palpáveis com constatações e recomendações claras, incluindo atribuição de responsabilidade a cada um dos intervenientes de forma a serem monitorados.


O Dr Inácio Mandomando, Investigador Principal do CHAMPS em Moçambique, acredita que este é o início de estabelecimento de parcerias estratégicas entre o CISM e as organizações implementadoras de programas de HIV/SIDA, alinhadas com a abordagem de "Data to Action" (que significa traduzir os dados em acções concretas) do estudo CHAMPS que visam transformar dados em ações concretas, fortalecendo as intervenções de combate ao HIV.  “Estamos expectantes para poder explorar as diversas dimensões sobre actividades realizadas na área de HIV no distrito, incluindo os desafios que eles representam para a saúde pública, as estratégias de controle e prevenção, e os avanços na luta contra a doença”, avançou o Investigador Principal.


“O nosso objetivo hoje é promover um espaço de aprendizagem, troca de experiências e fortalecimento de estratégias para enfrentar o HIV/SIDA de maneira mais eficaz no nosso distrito. Acreditamos que, ao unir esforços e compartilhar conhecimentos, podemos fazer uma diferença significativa na vida das pessoas afetadas e na comunidade como um todo através de estratégias para o fortalecimento das intervenções e parcerias futuras”, disse Ariel Nhacolo, Coordenador do CISM em Quelimane.


Por sua vez, os participantes comprometeram-se em garantir que as discussões e decisões tomadas durante o encontro serão implementadas de forma eficaz, promovendo um impacto significativo nas estratégias e acções de combate ao HIV no distrito.


No distrito de Quelimane, o CISM instalou-se de forma contínua em 2018, onde encontra-se a conduzir a Vigilância de Saúde para a Prevenção de Mortalidade em Crianças (CHAMPS), que visa estudar as principais causas de morte em crianças menores de cinco anos e em nados mortos, através de análises laboratoriais de amostras biológicas colhidas por técnica de autópsias minimamente invasivas (MITS). Dados laboratoriais são a posterior associados ao histórico clínico dos casos, e a informação da autópsia verbal e social (VASA) para avaliação por um painel de especialistas nacionais e internacionais (médicos, microbiólogos, epidemiólogos, pediatras) para discussão e atribuição da causa de morte de cada caso.



Organizações participantes do encontro: CNCS (Conselho Provincial de Combate ao HIV), DPS (Direção Provincial de Saúde-Zambézia), SPS (Serviços Provinciais de Saúde-Zambézia), SDSMAS (Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social de Quelimane), HCQ (Hospital Central de Quelimane), HGQ (Hospital Geral de Quelimane), INS (Instituto Nacional de Saúde - Zambézia), FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade-Zambézia), FGH (Amigos na Saúde Global - Zambézia), LAMDA (Associação Moçambicana de Defesa das minorias sexuais), OMES-PASSOS+ (Organização Moçambicana para Eliminação da SIDA + Programa de Apoio e Sustentabilidade Social -Zambézia), ICAP (Centro Internacional de Programas de Cuidados e Tratamento da SIDA - Zambézia), ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - Zambézia), AHF (Fundação de Assistência à Saúde contra a SIDA - Zambézia), NWETI (Programa de desenvolvimento comunitário), SANTO EGIDIO/DREAM (Comunidade de Santo Egídio - Programa DREAM - Zambézia), ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, NÓS SAÚDE (Organização de promoção da saúde comunitária), PLASOCS-Z (Plataforma da Sociedade Civil para a Saúde, Emergência e Desenvolvimento da Zambézia) e ODEC (Adesão e retenção ao TARV, Monitoria Liderada pela Comunidade).

82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page