Charfudin Sacoor, Investigador e Responsável do Departamento de Demografia
"Caros colegas, tenho a honra e o privilégio de celebrar os meus vinte anos de dedicação e trabalho no Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM). Ao refletir sobre esta jornada, sinto uma profunda gratidão e um imenso orgulho pelo caminho percorrido e pelas realizações alcançadas ao longo desses anos.
Desde que iniciei a minha trajetória no CISM a 04 de Junho de 2004 como pesquisador na área da demografia, fui agraciado com inúmeras oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Através do trabalho árduo, da colaboração e do apoio contínuo de todos vocês, pude contribuir para projectos importantes que impactaram positivamente a saúde pública em Moçambique e em outras regiões.
Entrei para o CISM com o nível de licenciatura em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e tive a oportunidade de fazer o mestrado em Epidemiologia de Campo de Base Populacional pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul e actualmente sou estudante de doutorado na Universidade de Barcelona em Espanha. O CISM sempre valorizou e incentivou o desenvolvimento contínuo, permitindo-me também participar de cursos complementares, conferências científicas e interagir com vários profissionais e pesquisadores de todas as partes de mundo.
Tive o privilégio de liderar e colaborar em vários projectos de pesquisa significativos. Esses projectos, financiados por instituições renomadas como a Emory University, Global Good, International Development Research Centre (IDRC), Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e a Fundação Bill & Melinda Gates, não só ampliaram o meu conhecimento científico, mas também fortaleceram a nossa capacidade institucional de responder a desafios de saúde pública emergentes. Hoje conto com mais de 90 artigos científicos publicados, alguns capítulos em livros publicados e alguns prémios.
Ao longo destes 20 anos tive a responsabilidade de desempenhar a função Chefe do Departamento de Demografia, de ser membro e posteriormente Presidente do Comité Institucional de Bioética assim como membro do Comité Científico Interno. Portanto, foram oportunidades que contribuíram para fortalecer as políticas e práticas de pesquisa do CISM. Além disso, esta experiência acumulada deu-me a oportunidade de lecionar na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e no Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário que constitui uma experiência enriquecedora, permitindo-me partilhar conhecimento e inspirar a próxima geração de profissionais de saúde.
Olhar para trás e ver as contribuições feitas e as vidas impactadas pelo nosso trabalho é extremamente gratificante. Nada disso seria possível sem o apoio e a colaboração de cada um de vocês. Agradeço profundamente a todos os colegas, parceiros e estudantes que estiveram ao meu lado nesta jornada.
Os anos de carreira e o sucesso que celebramos hoje é um testemunho da dedicação e do esforço colectivo de toda a equipa do CISM e sobretudo daquelas pessoas que transmitiram o seu saber e aquelas que nos inspiram.
À medida que avançamos, apesar dos enormes desafios existentes, temos que continuar motivados e inspirados para consolidar o que já foi conquistado, para além de explorar novas fronteiras de pesquisa e enfrentando juntos os desafios de saúde pública que surgem. Que os próximos anos sejam ainda mais frutíferos e cheios de realizações".
Muito obrigado a todos por fazerem parte desta jornada incrível.
Ass: Charfudin Sacoor
댓글