CONFERÊNCIA E FEIRA DA MALÁRIA - 2023
"ZERO MALÁRIA,TEMPO DE INVESTIR, INOVAR E IMPLEMENTAR"
Celebra-se anualmente a 25 de Abril, o Dia Mundial de Luta Contra a Malária. A data visa chamar a atenção para o impacto devastador que esta doença tem nas famílias, nas comunidades e na sociedade em geral. A mesma foi estabelecida em 2007 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Actualmente, a Malária representa um dos principais problemas de Saúde Pública com maior peso na morbi-mortalidade, no mundo e em Moçambique em particular. Segundo a OMS, estima-se que em 2021 tenham ocorrido cerca de 247 milhões de casos de malária e 619 mil mortes a nível global e Moçambique, é um dos 4 países com maior peso da malária no mundo, responsável por cerca de 4.1% de casos globais.
Em 2021, a OMS anunciou o lançamento da vacina RTS,S/AS01 contra a malária, entre crianças que vivem em regiões com transmissão moderada a alta da doença. Entretanto, a vacina é mais uma ferramenta na luta contra a doença, aliando-se a outras como, as redes tratadas com inseticida, a Pulverização Intra domiciliar, as Campanhas de Administração Massiva de Medicamentos, entre outras.
Neste contexto, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) em coordenação com o Programa Nacional de Controlo da Malária e seus parceiros, prevê organizar uma reflexão com alunos do ensino secundário geral de diferentes escolas da cidade de Maputo, sobre os desafios da luta contra malária, com o enfoque no papel dos alunos e jovens no geral na prevenção, controlo e erradicação da malária. A reflexão, visa igualmente destacar o papel da pesquisa na luta contra esta doença e estimular o interesse dos alunos e jovens pela pesquisa biomédica.
Oradores
Presidente, Fundação Manhiça
Director Geral, CISM
Director, E.S. Josina Machel
Director de Operações, FDC
Investigadora, CISM
Técnica, PNCM
Investigadora, INS
Entomologista da Tchau-Tchau Malária em Moçambique
URIAC, CISM